Diário

Dia 1: Corrido porém devagar…

Olá pessoal, este é o primeiro post da categoria diário, estes posts terão um conteúdo mais pessoal, do que eu estou estudando e fazendo.

Focando principalmente nesse projeto e nos meus estudos pessoais, podendo esbarrar em outros Hobbies meus, portanto este não é exatamente um ponto de referencia para quem estiver procurando dicas ou materiais. Porém é um bom ponto pra quem quiser acompanhar o que eu tenho feito em relação ao projeto, ou até pessoalmente.

Só para deixar claro: A contagem de “dia” vai subir de um em um com os posts, não devo postar coisa de diário todo dia pois não tenho tanta coisa pra comentar, mas se eu tentasse fazer uma contagem “real” eu certamente iria me perder.

Então vamos lá!

Estudos

Como mencionei em outro post voltei a estudar os カタカナ, quando estudei eles antes do meio do ano utilizei a metodologia rápida, então tinha facilidade de reconhecer, mas atualmente muitos já me fogem a memória. Então decidi fixa-los de vez. Também estou revisando todos os かん que eu já tinha aprendido, quase todos de primeiro ano primário, meu reconhecimento dos que estudei ainda estava bem claro, porém a memorização nem tanto. E aproveitando todas estas revisões comecei a treinar mais minha caligrafia na escrita japonesa.

Adquiri algumas canetas diferentes, mas acabei ficando mais com a Sakura Pigma FB, uma caneta com ponta de pincel fina, infelizmente não é uma caneta exatamente barata, e não vende em minha cidade. Também queria testar aquelas canetas bico de pena, dizem que são boas para escrita.

Consegui um Kindle perto da Black Friday, e estou procurando bons conteúdos em japonês para estudo, assim como testando a “usabilidade” de alguns materiais de estudo nele.

Hoje transferi o “Japanese Grammar Guide” para ele para verificar se ficaria legível, a introdução que é basicamente só texto em inglês está OK, amanhã devo chegar na parte do estudo com os silabários orientais e ai eu poderei dar uma atualizada aqui. Em termos de conteúdo oficial fica difícil, pois a Amazon JP não vende para moradores brasileiros, e o conteúdo em japonês na Amazon BR é meio desorganizado e limitado. Por outro lado consegui encontrar alguns bancos de dados de livros grátis em japonês, porém novamente, é difícil saber quais são bons para que nível de estudo.

Pedi ajuda para um amigo meu nessa área, ele ficou de dar uma olhada para mim assim que tivesse tempo.

 

Conteúdo

Tenho programado um post para a categoria “Materiais”, esta categoria será onde eu basicamente farei reviews e/ou explicarei os materiais de estudo já postados ou disponíveis. Os índices trazem breves descrições, mas como eu disse, as vezes em minha metodologia eu prefiro utilizar apenas parte de certos materiais.

O projeto que esta nas redes sociais Instagram e Facebook, o “Kanji da vez” é algo que esta me ajudando a revisar os かん que já conheço e disponibilizar um tipo de conteúdo legal para as pessoas. Pessoalmente eu não gosto do funcionamento dos flashcards de Kanji no JA Sensei, então eu criei alguns que eu acho melhores no meu ponto de vista.

Também estou preparando três posts de Dicas, uma com uma ferramenta que ajuda na utilização dos caracteres. Uma com dicas para aplicação e prática no dia a dia sem depender de outras pessoas (mais ou menos). E um terceiro com dicas motivacionais, porque pessoalmente, a coisa que mais me anima e me faz querer aprender mais é quando eu percebo que estou conseguindo.

 

Passa tempos

Estou lendo Kaidanshi, da autora Tara A. Devlin, uma professora que morou no japão por anos e atualmente cria conteúdo traduzindo, adaptando e criando histórias de terror, creepypastas e lendas urbanas do japão.

Ela tem dois podcasts,alguns livros publicados, sem contar que alimenta um blog com conteúdos. A alguns dias ela estava distribuindo este livro digital grátis para quem assinasse o newsletter, e é um conteúdo que eu recomendo bastante. Mas vale lembrar, tudo em inglês: https://kowabana.net

Fora isso acredito que nas últimas duas semanas ando completamente focado no projeto e estudos. A única outra coisa que faço é claro, trabalhar, e ouvir música / podcasts, como andei bem focado nesse projeto nas últimas duas semanas meio que não tenho muitos updates pessoais agora fora desse livro que ando lendo.

 

Finalizando

Neste momento o projeto esta com foco total. podemos dizer que as prioridades estão: Projeto -> Estudo -> Outros. E isso deve seguir desta forma até o site ficar redondo, depois vira: Estudo -> Conteúdo -> Outros.

Se tudo der certo eu vou poder inverter essa grade até a semana que vem… Veremos

(Designed by Freepik)

(Designed by Freepik)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: