Índices

Materiais grátis recomendados

Neste post trago os materiais gratuitos que tenho utilizado para aprender, e considero úteis, ou seja, com os quais estou conseguindo aprender e compreender melhor.

 

[APP] JA-Sensei

O JA-Sensei é um APP para Android para aprender a língua japonesa, ele tem diversos métodos de aprendizado como escrita, quiz, ensinamento, e compreensão de pronuncia. E vai de Hiragana/Katakana para kanji com partes de frases básicas e outros aspectos linguísticos. Boa parte das funções mais básicas pode ser acessada de graça, porém outras requerem uma assinatura. Isto não fez diferença para minha metodologia de aprendizado pois eu só uso o básico do básico. Para quem não tem Android o site deles parece possuir boa parte das funções básicas. Com certeza existem aplicativos equivalentes para iPhone e Windows Phone, porém como eu não utilizo os sistemas não me sinto confortável em recomendar nenhum.

Para que uso: Utilizo apenas as ferramentas de aprendizado, em principal os Quiz e as revisões para decorar mais fácil e rapidamente os Hiraganas e Katakanas.

Play-Store

Site

 

[LIVRO] Meu amigo Kanji

Uma série de três livros feitos pela Centro de Educação e Pesquisa Multilinguísticas e Multiculturais da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio com o intuito de ajudar crianças pequenas estrangeiras que foram morar no japão e estão dendo dificuldade com o aprendizado da língua. Cada livro se refere a um ano do ensino fundamental japonês (Sendo assim a coleção referente do primeiro ao terceiro anos). Os livros são bem explicados, tem diversos exercícios bons e com ilustrações, e apesar de ter o auxílio da língua portuguesa todo o foco no livro é para os símbolos japoneses.

Para que uso: Após memorizar e conseguir reconhecer boa parte dos Hiragakans e Katakanas utilizando o JA-Sensei, comecei a utilizar estes livros para estudar os kanjis, os livros são simples, ilustrados e trazem explicações básicas dos exercícios, e no final de cada livro, as traduções junto as correções de cada um. Exercícios de escrita e reconhecimento ajudam na fixação do aprendizado.

Site

 

[ACESSÓRIO] Folha de prática de Kanji

Esta é uma folha com espaços para a prática de escrita em símbolos. O site está em japonês, mas é fácil de compreender, basicamente varias opções de tamanho da folha e quantidade de símbolos por folha. Você pode imprimir e praticar. O site abaixo contém muito conteúdo grátis para auxiliar educadores japoneses, não só com a linguagem nacional como em matérias gerais como ciências, matemática, geografia entre outras, eu exploro ele de tempos em tempos, e é possível que outros materiais da lista venham a aparecer por aqui.

Para que uso: Tirando o óbvio, de praticar os símbolos, recomendo realmente fazer como indicado nos livros Meu amigo Kanji e repetir a pronuncia a cada escrita, pois realmente ajuda na fixação. Fora isso, uma recomendação que dou é, você pode pegar uma folha com espaços maiores de inicio para se acostumar (como as de 80 espaços por folha). Porém em minha experiência pessoal, quando comecei a escrever em um caderno normal, e tive que me limitar ao espaço das linhas, minha grafia melhorou um pouco. Recomendaria assim que estiver um pouco mais confiante utilizar as folhas de 200 kanjis para prática.

Site

Voltar ao índice

(Fundo fotografia desenhado por Jcomp - Freepik.com)

(Fundo fotografia desenhado por Jcomp - Freepik.com)

Um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: