Dicas

Teclado japonês. Como instalar e utilizar para estudos.

Muito bem pessoal, neste guia estarei explicando como instalar e utilizar o teclado japonês em seu computador Windows 10, no seu Smartphone Android ou no MAC. Infelizmente não tem acesso a um iphone/dispositivo iOS. E não tenho acesso rápido a Linux. Futuramente posso atualizar este post, se vocês tiverem interesse deixem um comentário!

Por incrível que pareça o teclado japonês é uma ferramenta simples de usar nos dois dispositivos, e pode te ajudar bastante com seus estudos e práticas, eu considero o teclado do windows mais prático para pesquisas rápidas na internet, e o teclado do android melhor para pratica tanto de direção de traço, quanto memorização de padrões de caractere.

INSTALAÇÃO

Teclado japonês IME (Windows 10).

Não ser confundido com um teclado Hiragana padrão japonês (JIS), nós podemos dizer que o teclado IME é um tipo de “teclado digital”. Ele converte suas romanizações para caracteres hiragana ou katakana. E possui um vasto dicionário que permite a conversão rápida de suas palavras para kanji.

Como eu disse é uma opção rápida para pesquisas e escritas no computador, e uma ótima forma de alguém aprendendo buscar mais material para estudo. Porém por fazer a conversão direta ele tira um pouco do foco em realmente aprender os caracteres para uma pessoal realmente iniciante.

Agora vamos a instalação:

Clique no menu iniciar e procure Configurações de região e idioma. Nesta tela clique em Adicionar um idioma sob o título Idiomas preferidos.

Na nova janela que abriu procure japonês (pode procurar a palavra em português que o windows encontrará, mas o titulo principal sempre é na língua nativa, então você verá em destaque 日本語), e mande instalar. Ele pode precisar baixar arquivos do windows update. E após terminar talvez seja necessário reiniciar.

Após tudo concluído (e reiniciado, se necessário), volte a este menu, clique no idioma japonês e vá em opções. Dentro deste menu defina o tipo de teclado, só estará disponível o padrão americano e o japonês. Se seu teclado não é um teclado hiragana, escolha o padrão americano pois as letras são mais próximas do padrão abnt2.

Para selecionar o teclado japonês segure a tecla windows do teclado e aperte espaço, cada vez que teclar espaço ele passara para o próximo teclado do seu sistema. Ao selecionar a língua japonesa você vai ver o simbolo aparecendo na barra de linguagem, e o tipo de caractere a ser desenhado, você pode mudar esses caracteres clicando com a tecla direita e escolhendo…

Agora é só digitar. ao selecionar hiragana ou katakana seus caracteres serão convertidos para o respectivo alfabeto, teclando enter você confirma o que escreveu, da forma que escreveu. teclando espaço ele abre uma pequena janela para você selecionar a “transformação”, basicamente um dicionário com base no que você escreveu, para selecionar a frase correta com os kanjis corretos.

Agora uma dica final importante: Estes idiomas definem a Windows Store. você pode organiza-los como quiser. Se o seu windows estiver em Português, instale o pacote inglês de linguagem, e defina as prioridades: Português > Inglês > Japonês. O motivo para isso é que todos os apps da store que não estiverem configurados para Português, abrirão e serão baixados na versão japonesa, e muitos apps ou não funcionarão, ou dependendo do serviço precisarão de uma conta própria japonesa para funcionar.

 

Teclado japonês no MAC.

Apesar de algumas configurações serem diferentes, o teclado funciona de forma parecida com a do windows.

O primeiro passo é acessar as preferências do sistema no seu MAC, seja pelo menu de aplicativos ou procurando no spotlight. Em seguida selecione a opção Idioma e Região.

Nesta tecla, em baixo do box de Idiomas preferidos, clique no botão +. Nesta tela procure pelo idioma japonês, selecione e clique em Adicionar. ATENÇÃO, ao clicar em adicionar ele vai perguntar se você quer mudar a língua padrão do sistema para Japonês, diga que não. Você voltara a tela anterior, tenha certeza de que as línguas estão organizadas como na imagem de cima.

Depois disso volte ao menu principal de preferencias do sistema e escolha a opção teclado. Nesta tela selecione aba layout de taclados.

Na tela de layout de teclados, clique na opção + para adicionar um novo teclado. Selecione a opção japonês (que deve estar em destaque após adicionar a língua nos idiomas.

Após isso selecione a opção japonês que apareceu na lista, deixe a maioria das opções no padrão, porém pessoalmente eu recomendo remover a conversão em tempo real, assim ele só convertera kana/roman para kanji quando você pressionar a barra de espaço para ver o dicionário de conversões:

Agora clique nas opções de atalhos, selecione a opção de layouts de teclado, aqui você pode configurar os atalhos que quiser para a troca de teclado.

Os teclados assim como o de windows ficam na parra de tarefas, podem ser trocados manualmente ou por atalhos.

De resto eles continuam funcionando igual ao windows.

 

Instalando os teclados do Android:

Cada celular android pode ter pequenas variantes, os menus são parecidos, mas muitas vezes as posições ou nomeclaturas das opções são diferentes, o celular exemplo usado é um Xiami, utilizando o padrão MiUI. Se você verificar bem o menu de seus dispositivos certamente poderá encontrar.

Primeiro acesse a tela de configurações do seu dispositivo. Geralmente pode ser encontrado na barra do topo do dispositivo. no meu caso, é o ícone com a engrenagem.

Em seguida temos que encontrar as opções de idiomas e região, no caso do meu sistema eu tenho que ir na seção Sistema & Dispositivo e selecionar as Configurações adicionais.

Na tela seguinte escolhemos a opção Gboard. Pessoalmente não recomendo a troca do idioma para o japonês se você ainda não tiver aluma pratica com a língua.

Agora chegamos na etapa final. Na primeira tela clique em Idiomas, na tela seguinte em Adicionar Teclado, e procure e selecione a opção do teclado japonês.

Para configura o tipo de teclado japonês temos uma nova tela, tirando selecionar o tipo de teclado que deseja usar eu não recomendo mexer nas outras opções.

Temos três tipos principais de teclado:

– Qwerty: Que funciona no estilo dos teclados para computador no tutorial, você digita as palavras romanizadas e ele converte. É a opção mais rápida e acessível para quem já esta acostumado com teclados nesse padrão, porém é o que eu menos indico para quem esta começando aprender.

– Teclado 9 teclas: Um teclado japonês que acredito ser simples de explicar, cada tecla é uma “Família” de caracteres, representado pelo seu equivalente com a letra “a”, ou seja “あ、か、た、さ…” e você pode escolher as variantes arrastando para os lados correspondentes. Para quem esta começando a estudar eu acho esse um bom teclado para consulta. Sabendo a organização básica das teclas, você pode relembrar de maneira rápida os ひらがな apenas ao olhar o teclado. E também é mais fácil utilizar o dicionário kanji do que no teclado por desenho.

– Escrita à mão: Simples, você desenha o caractere, o melhor teclado para quem esta começando a aprender a escrita, apesar dele ter uma boa detecção para erros, ele leva muito em consideração a ordem, direção e quantidade de traços ao desenhar o simbolo, é bom para quem está começando a treinar a escrita. porém tem suas desvantagens. É um teclado mais lento, e o dicionario kanji só funciona bem se você escrever a palavra inteira de uma vez só, o que pode ser difícil pelo espaço limitado.

 

Os teclados podem ser trocados no momento da digitação ao clicar no globo.

 

UTILIZAÇÃO PARA ESTUDO

Os teclados são bem úteis para o estudo da língua, mas eu diria que em principal os de android. Abaixo vou dar algumas recomendações básicas que eu considero úteis, mas segue o que costumo dizer por aqui, a utilidade vai de pessoa para pessoa.

QWERTY (Windows, MAC e Android)

Como eu disse, estes teclados são piores para estudo pelo simples fato deles trabalharem menos com a ideia dos caracteres e mais com a digitação da pronuncia padrão. Porém eles são bons e úteis em pesquisa / digitação rápida para nós que estamos acostumados com o padrão. Em termos de estudo basicamente o melhor a se fazer é tentar pesquisar coisas japonesas utilizando os caracteres japoneses, e treinar o reconhecimento dos Kanjis trazidos pelo dicionário.

9 Teclas (Android)

Este teclado é bom para verificação rápida dos ひらがな quando você ainda não está acostumado com os caracteres, por ter uma organização simples e intuitiva serve bem para relembrar os caracteres, e se estiver utilizando o método de dois teclados que recomendei para aprender, também é útil quando você quer algum kanji do dicionário e não consegue escrever, nem o kanji, nem a leitura ひらがな no teclado de escrita a mão.

Escrita à mão (Android)

Este é o teclado menos intuitivo, e mais lento, porém pode ser o mais útil para quem quer aprender a escrever a língua, apesar de ter um bom sistema de detecção (afinal é quase impossível você fazer todos os traços corretamente num espaço deste tamanho utilizando seu dedo), ele ainda pega muita referencia da ordem, tamanho, direção e quantidade de traços, quanto mais próximo do correto, mais chances dele acertar de primeira. E você pode verificar quando alguns caracteres parecem não sair corretamente de forma alguma. Neste teclado você pode digitar ひらがな、カタカナ e também かん字.

Dica: Escreva sempre que puder!

Sempre tente escrever em japonês para praticar, em especial no celular com os métodos apresentados, sabe aquele grupo de família que só serve para dar bom dia, e que ou você ignora, ou responde por educação? Responda em japonês, gosta de musicas japonesas? Procure pelas bandas e músicas em japonês, mesma coisa para animes, mangás ou qualquer forma de entretenimento. O quanto mais você utilizar a língua e os caracteres mais fácil, e rápido, você vai conseguir memorizar.

(Designed by Rawpixel.com)

(Designed by Rawpixel.com)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: