Índices

Materiais grátis descobertos

Este post contém um índice de materiais gratuitos de estudo que encontrei, e me parecem interessantes, mas que, ou ainda não comecei a usar, ou estou usando a pouco tempo e não posso recomendar o uso ainda.

[LIVRO] Curso de japonês da NHK World Radio Japan

A NHK disponibiliza um curso de japonês gratuito em português no site deles, com aulas escritas, áudios e tudo mais. Além de que você pode baixar as aulas para imprimir e os áudios para tem em seu computador. O curso é bem simples e parece ter um foco em conversação. é relativamente pequeno comparado com outros materiais que encontrei.

O que pode ser interessante?: Uma coisa comum que notei em diversos cursos e apostilas em português pro japonês é que eles sempre focam em conversação, porém na grande maioria dos casos eles dão foco demais em Romanji o que não é recomendável por professores estrangeiros que aprenderam japonês, e geralmente são focados em uma conversação formal, o que dificilmente seria utilizado fora de negócios, ou seja no dia-a-dia. O Curso da NHK parece focar numa linguagem mais comum e casual utilizada no dia-a-dia do japão, além de ser equilibrado a utilização dos símbolos durante o curso.

Site

 

[LIVRO] Japanese Grammar Guide (Em Inglês)

Para aqueles que já tem um bom conhecimento em inglês e procuram um guia mais a fundo da gramática japonesa, este até o momento parece ser o guia mais completo e simples que consegui encontrar, contando com 400 páginas, e escrito por uma professora auxiliar estrangeira que morou no Japão e aprendeu a linguagem. A versão em PDF é de 2012, e parece que digitalmente, pelo site existe uma versão mais completa que se iniciou por volta de 2015. Como eu gosto de me afastar dos eletrônicos enquanto estudo, a não ser que seja necessário. Eu estou testando a versão em PDF.

O que pode ser interessante?: O Livro tem alguns pontos interessantes. Primeiro, ele é completamente focado nos símbolos, essa foi a quinta fonte em minhas pesquisas pela internet que informam que aprender por romanji prejudica seu aprendizado mais pra frente, sendo a segunda professora. Outra coisa que eu achei interessante foi a estrutura, pois a organização e forma de ensino me lembra um pouco mais as aulas de gramática de português que tive nas escolas daqui. Sendo um formato mais próximo ajuda um pouco na hora de aprender.

PDF

Site

Voltar ao índice

(Designed by Creativeart)

(Designed by Creativeart)

Um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: