Materiais

Análise: Meu Amigo Kanji I ~Aprenda por si só~

Bem vindos ao primeiro post de materiais. Diferente dos índices onde eu simplesmente ofereço uma breve descrição e links quando possível. O objetivo dos posts desta categoria é fazer uma análise o material um pouco mais a fundo, compartilhar minhas impressões sobre os métodos e utilidades, para você poder decidir se este material é bom para você, ou não.

 

INTRODUÇÃO

Meu amigo Kanji é uma série de três livros criados pela Tokyo University of Foreign Studies e distribuído gratuitamente na internet com o objetivo de ensinar crianças pequenas que se mudaram para o Japão e estão tendo dificuldade no aprendizado dos caracteres chineses. O livro esta disponível em algumas línguas, sendo o Português do Brasil uma delas. Cada livro cobre um ano primário, sendo assim, a série cobre os kanjis referentes ao aprendizado do Primeiro ano primário até o Terceiro ano primário.

 

APRESENTAÇÃO

Os livros são apresentados de forma simples, organizada e ilustrada, trazendo um grande foco na língua japonesa, e trazendo exercícios de desenho e reconhecimento dos caracteres. Cada capitulo do livro se foca em uma quantidade de kanjis, geralmente de 3 à 6 kanjis. E traz uma quantidade média de 4 tipos de exercícios. O livro também traz, no final de cada capítulo a correção dos exercícios daquele capitulo, assim como a tradução das frases daquele capítulo.

 

METODOLOGIA

O método de ensino é realmente bem próximo ao que vemos em livros de CA e primeira/segunda séries no Brasil (ou ao menos ao que víamos na minha época.), bem ilustrado com exercícios de escrita, reconhecimento e compreensão. Cada capitulo tem 5 partes:

  1. あたらしい かんじ (ou Novos Kanji)
    Esta seção apresenta os kanji que vamos aprender no capítulo, com o caractere, sua principal leitura em hiragana, sua tradução, e uma ilustração.
  2. よめるから? (ou “Você consegue ler?”)
    Esta seção pede para você escrever a leitura hiragana dos kanji.
  3. かけるから? (ou “Você consegue escrever?”)
    Esta seção traz um pequeno caderno de prática para desenhar o kanji em questão. Pedindo para repetir em voz alta enquanto desenhar.
  4. よんでみおう! かいてみよう! (ou, “Leia! Escreva”)
    Pequenos exercícios reconhecimento do Kanji.
  5. よめるよ! かけるよ! (ou “Sei ler! Sei escrever!”)
    Pequena leitura, seguida de pequeno exercício de escrita.

Tirando isso toda capítulo no final traz uma seção das correções e traduções dos exercícios.

Todos os exercícios são leves e fáceis de entender, porém, vale lembrar que o livro é pensado em pessoas que já vivem no Japão, já começaram a estudar, mas estão tendo dificuldade com o Kanji. Então o livro espera que você conhece bem o hiragana, e um pouco do katakana. Se você ainda não aprendeu esses dois você pode conferir algumas dicas aqui.

PROGRESSÃO

A progressão do livro é bem feita, nós não aprendemos os kanjis em um capitulo, seguimos para o próximo e nunca mais vemos o que aprendemos. Existem dois pontos principais interessantes, primeiramente a prática e utilização do conhecimento é algo fundamental para o verdadeiro aprendizado, e o livro faz isso, trazendo kanjis já aprendidos de volta em exercícios de identificação e leitura. O segundo ponto é começar a utilizar kanjis já aprendidos no enunciado das questões e textos padrões… Por exemplo:

No inicio do livro a palavra kanji é sempre escrita em hiragana nos enunciados. Ou seja: “かんじ”. Porém após aprender o caractere , pelo meio do livro, os enunciados começam a utilizar a escrita misturada de “かん字”.

 

ANÁLISE

Este é um ótimo material para quem esta começando a aprender kanji e não quer estudar caracteres desnecessários ou tem medo de desanimar com caracteres avançados. Porém não é um material que pode ser utilizado de maneira única e focal. É recomendável o aprendizado de Hiragana e Katakana antes de começar a utilizar este livro, assim como pessoalmente eu recomendo uma prática mais rigorosa da escrita dos kanjis ensinados com um caderno de prática.

Vale lembrar que os kanjis podem ter leituras e significados diferentes, porém este livro segue o padrão de ensino do Japão, onde na primeira série, somos apresentados apenas as principais leituras de cada caractere, e aos poucos vamos conhecendo mais a fundo.

O livro não foca em gramática, e apesar de você poder aprender algo nos textos, você não vai aprender realmente a utilizar da forma correta, você precisaria de um material para gramática separado.

 

CONCLUSÃO

Pessoalmente é um livro bom para ser usado tanto para crianças quanto adultos que estão iniciando seus estudos. Mas não é um material completo que você possa usar para aprender tudo. Também requer mais prática de uso no dia a dia e treinamento, acredito que o livro não cobre isso pois é feito para crianças no Japão, onde elas terão acesso ao estudo diário.

Como opinião pessoal, é o material mais acessível para o aprendizado de alguém realmente novo no estudo da língua, não é o material mais completo, mas ele segue a ordem que as pessoas deveriam aprender, e é mais simples do que ter que decorar varias leituras e significados de cada simbolo, sendo que muitas são pouco usadas, em minha opinião o melhor é focar no mais necessário. Sem contar que é um material utilizável por adultos, ou por crianças pelo alto nível de ilustrações e representações visuais.

Você pode encontrar o primeiro livro da série aqui: https://goo.gl/ZtQ1xR

O livro pode ser baixado por capítulo, por seção, ou como um material completo. Ele é completamente colorido, mas pode ser impresso em preto e branco sem problemas se desejar (o que eu fiz…). Recomendo a impressão, ao menos dos cadernos de escrita em kanji, porém acredito que em principal, para crianças, a impressão do material completo seja uma boa opção.

Se você ainda precisa aprender Hiragana e Katakana, confira a postagem com dicas para aprender os alfabetos.
Recomendo a impressão de algumas folhas de pratica de Kanji, para estudo extra e fixação, você pode encontrar links em nosso índice de materiais recomendados.
Se você sabe inglês e quiser testar uma apostila focada em gramática, você pode conferir uma em nosso índice de materiais descobertos.

Encerro aqui essa análise de material, se tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários, e se quiser minha opinião sobre algum material gratuito me avise que tentarei conferir.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: