Diário

Dia 2: Ideias, novidades e melhorias.

Voltando aqui com outro post de diário! e agora com algumas novidades legais! Principalmente sobre os estudos!

 

ESTUDOS

Estou fazendo alguns testes, por enquanto para aprendizado rápido e correto o meu método principal ainda é legal, mas as coisas que ando testando por causa do blog também são legais.

Kanji:

Como eu uso material referente ao ensinado nas escolas japonesas, iniciando no primeiro ano primário, muitos かん são ensinados com apenas uma pronuncia, e de inicio nem diferenciam a escrita desta pronuncia por ひらがな ou カタカナ, e/ou On/Kun yomi.

Mas é compreensivo, apesar da maioria dos pais começarem a ensinar os alfabetos básicos para crianças antes de entrarem na escola (tanto que alguns livros de treino indicam ひらがな para 3 anos e カタカナ para 5.). Porém eu acabo estudando um pouco as pronuncias e utilizações alternativas ao criar os flashcards.

Mais para frente, quando eu mesmo estiver mais evoluído neste assunto, com certeza farei uma postagem pelo blog.

Escrita:

Algo que eu nunca me foquei mas tenho me focado um pouco é tentar melhorar a minha escrita. Minha caligrafia, até mesmo a natural, de nassa língua, sempre foi algo horroroso.

A língua japonesa é um pouco mais complexa, em guias mais completos temos instruções de escritas como tipos de curva, diferenças de espessura, distâncias, etc… Fora, claro, os padrões de ordem, direção e tamanho dos traços.

Quem já começou a praticar e utiliza lápis comuns ou canetas esferográficas, pode se sentir um pouco frustrado olhando as grafias em livros e pensando “Como diabos eu faço isso!?”.

Eu encontrei três respostas principais pesquisando: Pincel e Tinta, Canetas hidrográficas, Canetas de ponta pincel (Pen Brush / Brush Pen), e acabei optando pela caneta ponta pincel, um pincel de verdade requer mais atenção a tinta e canetas hidrográficas para realmente ficar bom requerem muita habilidade e detalhes.

A Brush Pen é basicamente algo no meio termo, eu tive acesso a três para testes, e sem dúvidas, eu escolho a Pigma FB da Sakura.

Claro, as canetas sozinhas não fazem milagre, requer prática, e dependendo do tamanho e do caractere pode ser uma tarefá bem difícil.

Outros:

Tenho testado algumas coisas, mas como é parte do material desse blog, e não tenho certeza ainda se será tão útil e legal quando imagino, vou manter em segredo, mas diremos que estou me forçando a aprender alguns かん avançados antes da hora, assim como colocando metas para compreensão, já que um dos meus objetivos atuais é aprender e treinar a gramática, na qual ainda sou bem fraco.

Tirando esse projeto ainda estou estudando a viabilidade de utilizar o kindle como método de aprendizado, assim como procurando boas bibliotecas livres de livros bons para o aprendizado, nessa segunda parte estou começando a ter algum resultado mas ainda é cedo para recomendar algo.

Até o momento porém, um dos tipos de leitura que mais recomendo para quem estiver começando são mangás shonen de comédia e luta leves, como Ranma 1/2.

 

CONTEÚDO

Como eu comentei, estou trabalhando em um tipo de conteúdo que vai ser legal, tanto por perspectiva de entretenimento/cultura, quanto para estudo. Porém, burro como sou, escolhi uma opção inicial que era “Muita areia pro meu caminhãozinho”. Literalmente estou tendo que lidar com かん de 9º ano e de pouco uso.

Tirando isso, os três posts de dica que falei, um deles foi ao ar, e outro foi anexado a ele, eram dicas pequenas e relacionadas então decidi botar tudo em um só post. O outro deve sair esta semana, e é mais um post motivacional. Em seguida vou focar em dois posts falando sobre materiais já divulgados no site, mais a fundo.

PESSOAL

Coloquei alguns animes em dia, consegui alguns casos de estudo interessantes, encontrei uma música japonesa que eu adoro mas tinha esquecido completamente da existência, e a vida segue… Ando muito focado neste projeto, porém não de uma forma ruim, sim estou correndo para tentar deixar tudo em ordem e atualizar sempre, mas esta cumprindo a primeira função que eu tinha que era me incentivar a estudar mais.

Então, acho que isso é tudo pelo dia pessoal. Até a próxima 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: